Liderança Avançada para Executivos

Reconheça seu papel de líder e extraia o melhor potencial de seus liderados.

Este Programa foi desenhado tendo em mente os principais desafios dos executivos de hoje: liderar equipes extraordinárias, alocar estrategicamente seu tempo e garantir o alinhamento do negócio com a visão de futuro da empresa. Tem como base um público de executivos experientes, que já explorou diversas habilidades e ferramentas de gestão, que agora devem ser aprofundadas, focadas e levadas para uma visão de “30.000 pés”. Para isso, conduzimos os participantes em uma jornada de auto-conhecimento, reconhecimento do seu papel de liderança, contato com ferramentas modernas de gestão e várias aplicações concretas de best practices com enorme impacto em seu dia-a-dia

Cargos: Gerentes Seniores, Diretores e Presidentes.  de todas as áreas.

Após este programa, os executivos avançarão em sua efetividade na liderança, resultando na melhoria de indicadores de negócio práticos, como satisfação do cliente, rentabilidade, clima organizacional, integridade, excelência e transparência.
MÓDULO 1 – MANAGING VALUABLE TIME AND STRATEGIC FOCUSA agenda do executivo
• A melhor gestão da agenda: “priorities more than planners”
• Atividades importantes vs atividades urgentes: trabalhando o seu tempo
• Priorizando metas e tarefas
• Getting issues off the agenda: foco na decisão e não na discussão
• O valor do tempo bem dividido
– Disciplina e foco na “agenda settings”
– Mais atenção para a estratégia
– O porquê de suas tarefas
• Aprendendo a dizer “não”: responsabilidade vs eficiência
• Alinhando tarefas e planos com a estratégia da empresa
• Marcando um horário na agenda para você
• Administrando projetos de médio prazo com metas de longo prazo
• Gerenciando a “to do list”

Mantendo a organização e a produtividade em reuniões de equipes seniores
• Como coordenar pessoas e organizar equipes
• A importância de alocar mais tempo para top management teams
• Estruturando reuniões de equipes com foco em resultados
• Putting real choices on the table
• Lidando com operações separadamente da estratégia
• Adotando processos de tomada de decisão padrão
• A sustentabilidade de decisões e seus constantes aperfeiçoamentos
• Medindo os resultados das reuniões

Alavancando a produtividade pessoal
• A imperfeição vista com normalidade
• Aprendendo com os resultados da má delegação
– Atraso de reuniões
– Frustação dos membros
– Escassez de resultados
• Pequenas mudanças ao longo do tempo: o poder da prevenção
• Beating the clock: a melhor seleção do tempo para cumprir as demandas do trabalho
• R,R & R getaways (rest, relax, and rethink)

Foco estratégico e execução eficiente
• O papel do Executive Leadership Team para mobilizar a mudança
– Estabelecendo o senso de urgência
– A composição do Leadership Team
– Criando uma visão e estratégia compartilhada
• Traduzindo a estratégia em objetivos que sejam “actionable”;
– Como traduzir estratégia em resultados operacionais
– O conflito: curto vs longo prazo
– “Responsibility Plotting”
• Alinhamento da organização em torno de sua estratégia
– Alinhando estratégia e ação com foco
• Execução da estratégia e o papel mobilizador do sênior management
– Comunicando e Educando para conscientizar
– Comunicação efetiva sobre os planos da organização, sucessos e falhas.
– Escutando com uma mente aberta
– Alinhamento pessoal
– Incentive Compensation
• Tornando a Estratégia um processo contínuo
– Diferentes formas de reagir a diferentes estágios da companhia
– Inovação estratégica

MÓDULO 2 – SENIOR MANAGERS E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Inteligência Emocional
• A importância da Inteligência Emocional nos negócios
• Como lidar consigo mesmo: foco em qualidades pessoais, iniciativa, perseverança, self-awareness and self-confidence
• Feeling
– Como se sente ocupando uma posição de senior-manager?
– Como se compara com outros senior-managers?
– Experiências passadas: a sensação de superar dificuldades e rejeições iniciais.
• Imagem
– Como as outras pessoas da empresa vêem os senior-managers?
– Como acha que os clientes enxergam os senior-managers?
– Qual a imagem que tem sobre os clientes (compras, TI, etc.)?
– Que repercussão a imagem dos senior-managers transmite na empresa?
• Comprometimento, lealdade e confiança
• Diferentes maneiras de ser “smart”
• Adaptabilidade: como se adaptar bem a novas situações e criar respostas para superar obstáculos
• Self Management: orientação para resultados, adaptabilidade, iniciativa, conscientiousness

Construindo redes de relacionamento eficazes
• Relacionamento
– Limitações no relacionamento interpessoal
– Como se sente em interações com outros membros da equipe?
– Você sabe ouvir? Como ouve?
– O que acha de soft skills?
• Funcionamento do grupo, suas limitações e as necessidades interpessoais
• Transmitindo confiança e credibilidade entre os parceiros
• A importância dos contatos para atingir seus objetivos: Know How vs Know who
• Identificando pessoas relevantes, seus interesses e estilos de participação
• Definindo metas e estabelecendo os primeiros contatos
• Maximizando group intelligence a fim de interagir com o melhor de cada pessoa
• Cultivando a rede de contatos informal e a troca de experiências
• Expandindo a rede de relacionamentos a partir dos contatos atuais
• Decidindo os grupos de trabalho: quem trabalha com quem e quando
• Sustentando o relacionamento e lidando com aliados, oponentes e adversários
• Follow up

Motivação, Talentos e Engagement: fazendo a diferença
• Hierarquia das necessidades do ser humano
• As distintas maneiras de influenciar as pessoas por meio da motivação
• Poder x autoridade
• Integração das necessidades dos indivíduos e da organização
• Nova forma de enxergar o funcionário: pessoas com necessidades complexas
• Trabalhos mais significativos
• Autonomia, Responsabilidade e Reconhecimento
• Teoria dos estilos de Jung
• Auto e hetero análise de estilos e comunicação
• Formação dos estilos e respeito pela individualidade
• Rapport
• Ajudando o outro a enxergar a big picture
• Assertividade vs. agressividade
• Fazendo perguntas
• Sustentando um canal aberto e próximo de comunicação

MÓDULO 3 – O LÍDER EM UMA ORGANIZAÇÃO DE ALTA PERFORMANCE
Desenvolvimento de novos líderes e coaching
• Reflexão sobre o papel individual e empresarial do coaching
• Motivational coaching, consultative coaching e educational coaching
• Principais aplicações de psicologia em coaching (coeficiente emocional, behavior models, SO SMART)
• Best practices para observar, mensurar e analisar o comportamento do coachee
• Insights para o coach: como fazer perguntas relevantes
• Envolvendo co-workers, chefes e Recursos Humanos no processo: o que fazer quando há resistência
• Bom-humor: fazendo os outros se sentirem confortáveis e se expressarem melhor
• Observando nas entrelinhas: body language, tom de voz, entre outros
• Ética e coaching: Quais os limites da confidencialidade?
• Crenças mais comuns que dificultam o processo de coaching
– Coaching exige bastante tempo
– O processo não é muito claro
– Os resultados não são garantidos
• Como o design do grupo pode influenciar o sucesso do coaching
• O que fazer quando o potencial coachee não está preparado para o processo
• O Paradoxo do Sucesso

Liderança baseada em resultados
• Challenging the status quo: o estado psico-emocional do líder
• Os diferentes estados de liderança: normal vs fundamental
• As principais atribuições do líder:
– strategic thinking
– foco em resultado
– valores fundamentais
• Alinhando caráter, estilo e valores dos líderes com resultados
• A conectividade entre características e resultados mensuráveis da liderança
• Energizing People for Performance
• Motivando times: o papel do líder como incentivador e modelo para a equipe
• Transformando equipes dentro da organização em times mais eficazes
• The leader as a teacher: Desenvolvendo potenciais líderes dentro da organização
• Empowering people: elemento crucial para garantir um clima organizacional dinâmico
• Empowerment como estratégia para mudança, desenvolvimento e crescimento
• Componentes do empowerment:
– Autonomia
– Self-efficacy
– Meaningfulness, significado, significância
– Impacto
• As três etapas do empowerment: descoberta, mudança e incorporação

Adopting and Refining Empowerment
• Delegar e dar suporte financeiro e motivacional para que as ações aconteçam de fato
• Empowered teams, decisões e confiança
• Espaço do empowerment, apoio e auto-determinação
• Give power to get power
• A visão positiva do erro
• Quick wins, fundamental wins: comemorando o sucesso em conjunto
• Ajudando os colaboradores a sentir “ownership” de suas idéias
• Reconhecendo comportamentos e resultados apropriados
• O significado do trabalho
• Motivando as pessoas para atingirem a excelência

Alguns casos que serão utilizados:
– GE e o modelo de execução sem falhas
– American Connector Company
– Apple e IPod
– Ascensão e Queda dos Crocs

– Coordenador do Núcleo de Inovação da ENORA
– Membro do conselho do MySpace.com (News Corp.)
– Foi General Manager of Business Breakthrough (News Corp. – TV Fox) na Asia
– Trabalhou na McKinsey e Accenture em planejamento estratégico e gestão de inovação.
– MBA pela Univz

*A Enora preserva o nome de seus professores

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