As 5 Tendências para o RH no Brasil em 2015

Os novos desafios estratégicos para o RH

Em novembro deste ano, foi realizado o último encontro da ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) de 2014.
A importância do evento era para apresentar as principais tendências que os profissionais de Recursos Humanos devem encontrar em 2015, já que todos os anos, a busca por novidades que orientam os profissionais de RH nas diretrizes que desenvolverão suas equipes se torna mais estratégica. 

tendencias-RH-2015-estrategia

Baseado em dados e experiências de trabalho que a Enora entregou durante o ano de 2014, João Marcelo Furlan, Sócio da Enora Leaders, apontou alguns interesses mais identificados pelos gestores e líderes e que influenciam as tendências de treinamentos para o próximo ano.

INTERESSES:

1. Impacto que os treinamentos geram ao negócio, ou seja, através do desenvolvimento, o que os funcionários passarão a oferecer como resultado para a empresa.
2. Retorno sobre o investimento, se valor investido pela empresa em capacitação dos funcionários trará o retorno desejado.
3. Mudanças no comportamento dos funcionários
4. Aprendizagem e capacitação para os treinados
5. A Reação que o treinamento irá gerar como resultado para a organização.

(baseado no livro: Measuring for success – Jack Phillips & Patricia Phillips)

Alinhando esses interesses com as expectativas e desafios para 2015 dos profissionais de Recursos Humanos, alguns elementos começam a se destacar como resultado procurado pelas empresas que estão atuantes no mercado brasileiro.

Assim encontramos as TENDÊNCIAS:

1a tendência:  mudança do treinamento e desenvolvimento como objetivos individualizados, para a guerra pelo desenvolvimento dos talentos. Alinhando as propostas de valores da empresa e do funcionário, serão criados ambientes voltados ao crescimento da empresa e geração de resultados.

2a tendência: a busca pelos novos perfis de liderança. É necessário que seja criado um sistema de liderança, capaz de gerar líderes com diferentes competências, para entregar os mais diferentes resultados. Os líderes 2.0 devem ser capacitados em comportamento e conhecimento, para que saibam lidar com seus times em diferentes situações.

tendencias-RH-2015-pessoas

3a tendência: A aceleração organizacional. Se faz necessário que os membros dos times das empresas saibam administrar as mudanças que acontecem graças as dificuldades que a sazonalidade propõe em muitos setores do mercado. Também é necessário que seja possível medir resultados individuais na hora de resolver questões específicas do negócio, e que o funcionário tenha oportunidades para liberar todo o seu potencial na hora da resolução.

4a tendência: A transformação do RH para administrar atividades mais estratégicas do negócio para o próximo ano. É necessário que o profissional de recursos humanos seja organizado de fora para dentro, devemos conhecer o que acontece fora da organização para sabermos as melhores práticas e aplicarmos internamente. Também precisamos reter e desenvolver os talentos que já possuímos dentro da empresa alinhado às novas prioridades propostas pelos gestores.

5a tendência: A demanda dos conselhos por novos papéis do RH, contribuindo com a diretoria no desenvolvimento de novas áreas estratégicas e o cuidado com a dimensão humana, interligada à qualidade de vida que os profissionais de hoje têm demandado como meta pessoal, no contexto do negócio.

tendencias-RH-2015-cultura

É possível mudar nossa postura atual, deixando de individualizar o treinamento e o desenvolvimento como objetos separados na capacitação de nossas equipes e seus líderes. A mobilização da equipe é um passo importante para todas as organizações, e um dos primeiros para a gestão de mudanças.

Baixe a apresentação de João Marcelo Furlan que foi apresentada neste evento da ABTD, através do link (http://www.enora.com.br/download/PalestraJoaoMarceloFurlan_ABTD_2014.pdf)

A Enora desenha programas de treinamento para Trainees,  Academias de Liderança, Universidades Corporativas, Desenvolvimento de Talentos e Sucessores, Avaliação de Resultados de Treinamentos, Convenção de Força de Vendas, entre outros projetos estratégicos para desenvolvimento de pessoas.

Fale conosco pelo email contato@enora.com.br e marque uma call ou uma reunião presencial para apresentarmos uma proposta que transformará sua equipe e gerará mais resultados.

Baseado na palestra de João Marcelo Furlan.