7 Fatores de Impacto para uma Convenção de Vendas

Como uma Convenção para a Força de Vendas Influencia o Resultado Anual da Organização

O começo do ano é um período muito aproveitado pelas empresas para capacitar e alinhar sua força de vendas. Apesar de algumas empresas implementarem estes eventos em outras épocas, a grande maioria aproveita a baixa sazonalidade e o começo do ano fiscal para aumentar o engajamento em seus vendedores.

Pensando nisso, levantamos as principais dúvidas dos RHs e Departamentos Comerciais sobre como montar uma convenção de vendas que tenha realmente impacto emocional e traga resultados.

Os 7 fatores a seguir foram montados dividindo algumas diretrizes que irão facilitar o entendimento entre os tipos de decisões que devem ser tomadas no planejamento deste tão importante evento:

1o Fator: Qual o Objetivo Estratégico da Convenção?

Público interno – Para vendedores contratados, CLTs ou representantes exclusivos, que influenciam diretamente o público final ou revendedor.

Público externo – Para representantes não exclusivos, Vendedores indiretos ou equipes terceirizadas. Este modelo é muito comum para a área médica, onde as empresas promovem lançamentos de novos medicamentos e produtos direto à quem vai recomendar aos consumidores.

2o Fator: Qual o Ponto Focal do Evento (Institucionalmente)?

Direcionadores Estratégicos: A comunicação de nova Missão, Visão, Valores e Objetivos da empresa;

Cultura e Branding: A divulgação de novas tendências e posicionamento da marca;

Relacionamento: Aumentar a proximidade da gerência com os vendedores

como-montar-convencao-forca-vendas

3o Fator: Quais Resultados São Buscados ?

Reconhecimento: Para divulgação dos melhores do ano, premiações de metas batidas e contribuições da área de vendas para a empresa como um todo;

Encorajamento: Divulgação de novas metas, oportunidades e objetivos.

4o Fator: Aprendizagem e Desenvolvimento

Desenvolvimento de Competências Técnicas: São treinamentos que abordam novas metodologias, habilidades, approach, divisão de trabalhos, precificação, etc.;

Desenvolvimento de Competências Comportamentais: Atividades que colocam os participantes em situações que os incentivem a melhorias de disciplinas, rotinas e até atitudes.

5o Fator: Diversão e Entretenimento

FUN (Pura Diversão): Seu evento vai ser voltado à curtição, comes e bebes, abertura de protocolo para que os vendedores aproveitem sem moderação e lembrem que a empresa também faz parte de momentos extra profissionais;

Integração (Foco em Resultados): Quando as atividades são focadas em desafios trabalhados em grupo, que levem os participantes a acreditar que o time é capaz.

6o Fator: Suporte e Nível de Confiança dos Vendedores

Suporte Institucional: A empresa comunica aos vendedores que a marca é tão forte que pode servir de alicerce para apresentação e propostas, e que os clientes têm afinidade com a marca que garantirão vantagem na concorrência;

Suporte Técnico: A empresa destinará forte apoio aos vendedores através de plataformas, equipes de atendimento técnico, pré e pós vendas, que vão dar maior respaldo para que ajude a ganhar a concorrência de empresas com maior marca no mercado.

7o Fator: Caráter Tático e Operacional do Evento

Avaliação de Fornecedores: Escolha pelos melhores fornecedores que consigam concentrar as atividades do evento para entregar resultado de forma contextualizada;

Avaliação Orçamentária: O processo de execução do evento é interno e a empresa foca em atividades e fornecedores variados que entreguem partes do que não podem ser entregues pela própria empresa.

Cada organização deve alinhar seu planejamento da convenção de acordo com o momento que passa e com o nível de proximidade da equipe. Não existe modo certo ou errado, mas sim o que melhor atenderá as expectativas da gerência e dos vendedores. Se ambos estiverem alinhados, o resultado será exponencial.


 

A Enora monta programas e convenções para força de vendas de diversas empresas, de diversos segmentos.

Conheça mais sobre o processo de planejamento e entrega deste evento para as organizações através de nossos contatos.