8 Livros que todo líder deveria ler em 2014

Por Luísa Melo, da Exame.com.br

O ano novo já está aí e todo mundo quer começar o novo ciclo tendo absorvido o máximo de 2013. Para os líderes, estar informado sobre o que rolou neste ano é mais do que necessário, é essencial.

Capitalismo-Conciente-John-Mackey

Capitalismo Consciente – Como libertar o espírito heroico dos negócios, de John Mackey e Raj Sisodia

Lançado em português este ano, o livro discorre sobre empresas que criam valor não só para si mesmas, mas também para seus clientes. “É um livro que fala muito sobre a importância do propósito. O lucro é importantíssimo, mas o caminho para gerar engajamento e mobilizar as pessoas à execução é entender o impacto da empresa para os clientes, funcionários. O líder precisa entender isso”, defende Pedro Zanni, professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP).

Proposito-porque-ele-engaja-colaboradores-Joey-Reiman

Propósito – Por que ele engaja colaboradores, constrói marcas fortes e empresas poderosas, de Joey Reiman

Também lançado no Brasil em 2013, o livro fala sobre o propósito das empresas como instrumento para engajar os colaboradores, como indica o título. “Ele dá um viés de marketing, ajudando as empresas a se fortalecerem no mercado sendo genuínas, a partir de seu propósito”, explica o professor Zanni.

Belindia-20-Edmar-Bacha

Belíndia 2.0 – Fábulas e ensaios sobre o país dos contrastes, de Edmar Bacha

Vencedor do Prêmio Jabuti de 2013 na categoria Economia, Administração e Negócios, o livro foi lançado no ano passado. Por meio de fábulas, o autor faz uma análise da economia brasileira desde os anos 1970 até hoje. O termo Belíndia foi cunhado por ele em 1974 para explicar a distribuição de renda no país.”Esse livro é importante para os administrador porque dá uma visão muito legal e crítica do crescimento e desenvolvimento do Brasil, de uma forma muito fácil de entender”, afirma Marisa Eboli, professora da FIA.

Resiliência-Paulo-Yazigi

Resiliência – Competência para enfrentar situações extraodinárias na sua vida profissional, de Paulo Yazigi Sabbag

Lançada em 2012, a obra levou o terceiro lugar do Prêmio Jabuti deste ano na categoria Economia, Administração e Negócios. O livro dá exemplos de pessoas resilientes e aponta como os líderes podem aprimorar e desenvolver essa competência. “A resiliência é algo que, hoje, todo mundo tem que ter, em especial o executivo. É um livro importante para qualquer gestor”, defende a professora Marisa Eboli.

Dever-de-capitao-Richard-Phillips

Dever de Capitão, de Richard Philips

A história de Richard Philips, o capitão de um cargueiro norte-americana que teve o navio sequestrado por piratas somalis, é contada por ele mesmo neste livro. Lançada no Brasil este ano, a obra também foi adaptada para o cinema. “Recomendo ver o filme e ler o livro, pois eles mostram o que é uma pessoa ser realmente líder, trabalhar bem com a sua equipe, ser resiliente e enfrentar uma situação de extrema adversidade”, diz Marisa Eboli.

Like-a-virgin-Richard-Branson

Like a Virgin – Os segredos do empresário mais excêntrico do mundo, de Richard Branson

Em “Like a Virgin”, lançado no Brasil este ano, Richard Branson, o excêntrico presidente da Virgin, conta o segredo do sucesso de sua empresa. “Ele conversa sobre a sua visão empresarial, as duras decisões de negócios, a concorrência desleal e como supera tudo isso com muita coragem e ousadia. São elementos que considero fundamentais a qualquer empreendedor que deseja ter um sucesso duradouro”, defende Sílvio Celestino, sócio-fundador da Alliance Coaching.

Procuram-se-Super-herois-Bel-Pesce

Procuram-se Super-Heróis – Multiplique seus poderes e desenvolva habilidades, de Bel Pesce

No livro, a empreendedora brasileira Bel Pesce, que durante uma passagem de cinco anos pelo Vale do Silício conseguiu acumular 5 graduações no Massachusetts Institute of Technology (MIT), um mestrado no Google e a criação da startup Lemon, o livro dá conselhos a líderes. A obra foi lançada este ano. “Ter orientações pragmáticas, mesmo que destituídas de explicações mais profundas, é uma boa solução para adquirir velocidade nas ações. Este livro de Bel Pesce tem essa grande qualidade. Ela não é profunda, mas pragmática e muito correta em suas palavras. Recomendo principalmente para quem está empreendendo pela Sprimeira vez, ou tem pouca idade e deseja empreender”, diz Sílvio Celestino.

Sonho-Grande-Cristiane-Correa

Sonho Grande – Como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sucupira revolucionaram o capitalismo brasileiro e conquistaram o mundo, de Cristiane Correa

Também lançado este ano, o livro conta como os três empresários compraram famosas empresas estrangeiras como Budweiser, Burger King e Heinz, bem longe dos holofotes. ” Pensar grande está disponível a todos que desejam empreender, mas realizar o pensamento exige muito do pragmatismo, do jeito espartano e da dureza das ações desse trio de capitalistas brasileiros. Você pode não concordar com o estilo deles, mas não pode refutar o sucesso que eles imprimiram na história empresarial do mundo ao longo dos anos. E aprender com eles”, recomenda Celestino.