8 Resoluções para Jovens Líderes

Boas práticas para virar o ano com foco na carreira profissional.

Dezembro é um mês curioso dentro das organizações, as pessoas se esforçam para entregar em algumas semanas o que prometeram durante o ano todo e ao mesmo tempo buscam espaço em suas agendas para participar de todas as confraternizações de trabalho, grupos sociais, amigos secretos, etc.

Ao decorrer do mês, em paralelo a todo volume de atividades, a maioria ainda não consegue deixar de lado duas simples perguntas:
1- como vou terminar meu ano?
2- o que vou realizar no próximo ano?

Para ajudar os mais jovens, levantamos 08  ideias para refletir sobre 2014 e começar  o próximo ano com novas missões para acelerar seu sucesso profissional e mirar um grande cargo de liderança.

1- Se prepare para o primeiro nível da liderança:
De acordo com o Livro “Pipeline de Liderança”de Ram Charan, o primeiro passo do líder é “gerenciar à si mesmo”.
Para iniciar sua experiência de liderança, nada melhor do que iniciar em grupos de jovens executivos em associações comerciais, igreja, clubes, faculdades, diretórios acadêmicos, etc.
Participar ativamente em um destes grupos, principalmente durante a faculdade, ajuda os mais jovens a desenvolver sua auto confiança e habilidades de lidar com diversos tipos de situação.

Captura de Tela 2014-12-05 às 13_37_33

2- Escolha um livro adequado para ler logo no começo do ano.
A leitura de livros voltados para liderança  jovem, ou histórias de pessoas que tenham iniciado sua liderança de forma precoce, pode inspirar seu inicio de ano. Se começar o ano de forma inspiradora, maiores serão as chances de você desenvolver técnicas pra colocar em prática sua liderança inicial.

3- Pergunte dos outros o que esperam de você?
De acordo com uma teoria de feedback, da psicologia, chamada  Janela de Johari, todos nós temos pontos cegos sobre nossas atitudes e comportamentos.
A opinião dos mais próximos sobre nós é o melhor parâmetro para conhecermos nossos pontos fortes e pontos de melhoria que passam despercebidos quando fazemos uma autoavaliação.
Se você já tiver um chefe, peça uma opinião sobre as expectativas dele em relação ao seu trabalho do próximo ano.

4- Direcione sua mentalidade para a aprendizagem
Seja curioso e ambicioso para absorver novas informações.  Tente não julgar situações de forma rápida ou assumir fatos que podem não ser precisos.  Quando temos pouca vivencia em determinadas situações, é melhor pedir orientação ao correr o risco de errar sem necessidade.

5- Crie regras para desenvolver sua disciplina
Ninguém conhece melhor nossos hábitos do que nós mesmos. Por isso, temos que criar maneiras de desenvolver boas práticas e disciplina com relação aos fatores que afetam nossos pares, como prazos de entrega, horários, cumprimento de metas, etc. A repetição de um bom hábito gera melhorias em nosso comportamento.  Para ser um bom líder, precisará usar esta disciplina ao seu favor.

6- Comunique-se e Conecte-se
Procure conhecer seus colegas de trabalho como pessoas, de preferência com tempo hábil de se comunicar e criar vinculo com eles – poderá ser importante em vários momentos do ano quando precisar de ajuda.

7- Peça e Dê Valor aos Parceiros
Busque conselhos quando precisar, mas  ainda tente finalizar suas tarefas de forma independente. Da mesma forma, mencione quem lhe ajudou quando suas tarefas forem elogiadas. Criar valor entre pessoas é uma ótima forma de gerar um ciclo de confiança.

8- Busque um mentor
Uma forma rápida para o crescimento pessoal é gerar vínculo com um superior e pedir sua orientação como mentor. Saber que pode contar com o conselho de uma pessoa próxima e mais experiente pode fazer grande diferença na qualidade da entrega de seus trabalhos.

Se você precisa desenvolver sua carreira ou focar em desenvolvimento profissional, conheça alguns dos cursos ou soluções que a Enora oferece aos jovens líderes e aos líderes de jovens profissionais.

Desenvolvimento de Trainees 
Desenvovlimento de Liderança e Gestão
Cursos Abertos de Curta Duração