As 2 regras de ouro para Aceleração da Carreira

Assista a 2 vídeos que darão as dicas de como acelerar a sua carreira!

Acredito que as pessoas subestimam a força que tem a superação de tarefas e de relacionamentos difíceis para seu crescimento e aceleração da carreira profissional.

Neste primeiro vídeo falo um pouco sobre como a superação de grandes desafios logo no início da carreira como o programa de Trainees, aceitar aos 23 anos um desafio executivo na Ásia e ter me engajado de forma bastante atuante nas atividades estudantis durante a faculdade foram fatores fundamentais para que fosse possível assumir a liderança de uma organização precocemente.

Outro vídeo ligado ao tema que gostaria de dividir com vocês é este da EXAME, em que exponho os dois fatores mais importantes para aprendizagem, logo do crescimento de carreira também. 90% do que aprendemos é através de metodologias informais (veja o infográfico do Center for Creative Leadership abaixo) de ensino, sendo que elas valorizam o ambiente fora da sala de aula.

Baseado nestes conceitos, gostaria de compartilhar duas regras de ouro para o desenvolvimento acelerado de carreira que eu acredito que funcionam muito bem em todos os níveis hierárquicos.

1. Aceite Tarefas desafiadoras. Esse é o número 1 no desenvolvimento. Antigamente chamavam isto de aprendizagem “on the job”, porém apenas aprender mais do mesmo no trabalho não nos leva à outro patamar de performance para acelerar nossa carreira. É preciso enfrentar novos desafios para “esticarmos” nossa capacidade de entrega, fazermos aquilo que nem mesmo acreditávamos que antes era possível. Não é diferente da prática esportiva, em que o fato de nos unirmos a um time ou participarmos de um torneio, faz com que treinemos e nos concentremos mais e, dessa forma, também tendo comumente atingimos performances 2 ou 3 vezes melhores do que aquelas que obtínhamos quando começamos a praticar esta atividade.

2. Nutra Relacionamentos para Desenvolvimento. Aprendemos muito também em nossa rotina com os outros, pessoas que nos ensinam uma atividade nova, que nos corrigem para fazermos melhor, que compartilham conhecimentos e melhores práticas com a gente. Feedback é uma das principais ferramentas para seu desenvolvimento a partir do relacionamento com os outros, portanto seja aberto ao mesmo sempre! É difícil de aceitar, mas é tentando entender a perspectiva do outro sobre sua performance e postura irá ser um elemento fundamental para a melhoria de seu desempenho e aceleração de carreira. Invista tempo, foco e suas habilidades para nutrir e fazer o relacionamento com as pessoas prosperar. Quanto mais subir na carreira também, mais importantes estes relacionamentos se tornam, não apenas para seu desenvolvimento em si, mas também para seu bem estar e influência dentro da organização.

Nos próximos posts falaremos mais a fundo sobre Feedback assertivo também!

Um forte abraço e boa semana a todos!

João M. Furlan