Ayrton Senna – Seleção ENORA Leaders – Grandes Líderes Brasileiros

Séries Grandes Líderes Brasileiros

“No que diz respeito ao desempenho, esforço e dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita, ou não faz!”

– Ayrton Senna

Ayrton Senna começou a impressionar o público desde cedo. Em seus primeiros anos de automobilismo, já era um piloto com grande destaque e uma contratação esperada na Fórmula 1. E quando chegou à categoria, superou todas as expectativas desde a primeira corrida.

Com muita luta, conquistou os seus primeiros pontos, e então as suas primeiras vitórias. O primeiro título também veio depois de muita superação, quando precisou deixar quinze adversários para trás após uma largada com problemas. Mesmo quando tinha nitidamente um equipamento inferior, Ayrton Senna corria para vencer, sempre.

Sua primeira vitória em casa também viria com muita superação. O ano era 1991 e Ayrton Senna liderava com tranquilidade quando começou a ter problemas com o câmbio de sua McLaren. Levou o carro até a linha de chegada somente com duas marchas funcionais, emocionando mais uma vez os seus compatriotas.

E não apenas nas vitórias Ayrton Senna era um herói. Em 1992, durante os treinos para o Grande Prêmio da Bélgica, após notar que o piloto Erick Comas havia se acidentado, o brasileiro parou o carro,  atravessou a pista pondo em risco sua própria vida, para socorrer o companheiro de corrida. Apesar do perigo, o francês relembra ate hoje com emoção o momento em que “o coração sensacional” de Ayrton Senna o ajudou. Ele não só sonhava em brilhar na Fórmula 1, sonhou muito mais alto: queria ajudar seu pais a s ser transformado, sonhou com um pais com igualdade e oportunidade para todos os brasileiros. Deste sonho nasceu o Instituto Ayrton Senna que há 20 anos trabalha para que crianças e jovens de todas as regiões do Brasil tenham acesso à educação pública de qualidade e oportunidade de ter sucesso na escola e na vida.

Não é à toa que recebeu tanto carinho e ainda hoje é cultuado como o que realmente foi: um herói.

Fonte: Site Ayrton Senna Oficial