Como o Mundo Moldou o Livro

Você já pensou em algum momento, por que os livros são escritos em papel, qual o uso dele desde seu surgimento e qual foi o primeiro livro impresso?

“A história do livro é uma história de inovações técnicas que permitiram a melhora da conservação dos volumes e do acesso à informação, da facilidade em manuseá-lo e produzi-lo. Esta história está intimamente ligada às contingências político-econômicas e à história de ideias e religiões.”

(trecho retirado da Wikipédia)

O livro nasceu de uma evolução da escrita, que surgiu a mais de 2.400 anos antes de Cristo.
Inicialmente, os sumérios registravam acontecimentos locais em peças de argila, que permitiam replicar acontecimentos às pessoas que passassem por aquela região. Os egípcios, registravam em blocos de pedra, para que todos soubessem das importantes ocorrências anunciadas pelos reis.

papiro(Escrita egípcia)

Com a necessidade de comunicar outros povoados em regiões geográficas distintas, a humanidade começou a escrever em papiro (parte de uma planta) e pergaminhos para que os fatos pudessem comunicar as pessoas afastadas dos grandes reinos, sobre mensagens dos reis, dos grupos religiosos e informativos de guerra.

pergaminho(Pergaminho)

Com o crescimento do poder religioso na Europa da idade média, as cópias da bíblia começaram a ganhar escala em escritas na madeira.

biblia-gutenberg02Assim, anos depois, a Bíblia foi o primeiro livro impresso, em 1455 d.C., pelo inventor alemão Johannnes Gutenberg, muitos anos depois dela ter sido escrita, por volta do ano 100 D.C.

(Bíblia de Gutenberg)

De lá para cá, pouca coisa mudou. O livro perdeu força na sua função original de transportar conteúdo e ganhou interesse comercial na forma de vender o conteúdo e valorizar autores com grandes estudos. Criando-se capas, temas, capítulos, citações, etc. para torná-lo um produto atrativo e caracterizar os autores e temas.

ebookMesmo assim, os livros continuaram sendo ferramentas expositivas de ideias para que o leitor fizesse sua própria reflexão e entendimento.

Nos últimos 30 anos, a dinâmica da leitura têm mudado e os livros passaram a ser digitalizados e consequentemente foram transformados em arquivos interativos devido à conectividade da Internet em nuvem.

Apesar do avanço interativo,  uma utilidade fundamental do livro nunca foi alterada desde sua criação: Permitir a prática e garantir a retenção da aprendizagem pelo leitor.

Por exemplo, imagine um médico lendo um livro de engenharia, ou um aluno de administração lendo um livro de artes cênicas.
Imaginou? Quanto de informação e aprendizagem você acredita que eles consigam ter com esta experiência?

Ficou fácil ver que o livro sempre foi escrito para pessoas que já têm noção básica do assunto, mas nunca foi suficiente para garantir a aprendizagem de um leigo.

 

A Revolução

Semana passada, em 11/11/2015, algo inovador aconteceu com o paradigma do livro. Pela primeira, vez um livro é lançado com uma plataforma online, de atividades práticas para o leitor aplicar o que aprendeu no livro e interagir com seus colegas e outros leitores do mesmo livro.

O livro FLAPS!, escrito por João Marcelo Furlan, sócio fundador da Enora Leaders, foi lançado com esta plataforma online de aprendizagem para o leitor. flaps-livro

Apoiado na missão da Enora, de impulsionar a forma de como as pessoas se relacionam com a aprendizagem, a equipe de Marketing e Learning da empresa montaram um primeiro livro que permite ao leitor testar seu conhecimento e autoconhecimento, construir sua própria trilha de desenvolvimento em liderança e interagir com os membros sua equipe, gerando um ambiente de aceleração para o desenvolvimento dos leitores no tema de liderança e gestão de pessoas.

Enora lançamento Livro_MG_9461

Lançado pela Editora DVS, o livro contou com aproximadamente 300 pessoas em seu lançamento e 130 cópias vendidas, no coquetel realizado na Livraria da Vila do Shopping JK em São Paulo.

A plataforma do livro tem diversas ferramentas de interação e autoconhecimento gratuitas, disponíveis para o leitor que quer conhecer antes de comprar o livro.
O site da plataforma é https://flaps.enora.com.br , e qualquer um pode se cadastrar para algumas atividades.

A metodologia ensinada em FLAPS! é a mesma aplicada pela Enora na formação de líderes das maiores empresas do mundo e agora está disponível em um formato aberto para quem busca melhorar sua liderança e também para educadores e multiplicadores que buscam replicar esta metodologia de ensino.

Para quem quer conhecer melhor o livro, ele já está disponível nas principais lojas online (Amazon , Saráiva, Cultura no site da Editora DVS) e em outras livrarias físicas como Livraria da Vila e La Selva.

Outros dois eventos de lançamento, abertos ao público, ainda serão realizados nos próximos dias:

Dia 25/11, João Marcelo Furlan, apresentará uma palestra no dia de abertura do CBTD (Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento), sobre as “Vogais da Liderança: Como a Neurociência da Voz aos Líderes”.

Dia 04/12, mais um coquetel de lançamento, agora na Livraria da Vila do Shopping Galleria em Campinas/SP a partir das 19h30.

 

Fontes:

Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Livro