Empreendedorismo: Não deixe que seu medo tome o lugar do seu sonho

O caminho do empreendedorismo à liderança.

“Não deixe que os seus medos tomem o lugar dos seus sonhos.”  Walt Disney


Qual o tamanho da atual explosão de empreendedores no Brasil? Só em fevereiro surgiram mais de 160 mil novas empresas, dados Serasa Experian. O maior número desde o começo da série histórica. Destas 77,3% são MEIs, ou seja, na leitura de economistas: muitos desempregados estão virando empresários. Será que estão prontos para liderar o sucesso? Os pedidos de falência cresceram 31% no primeiro trimestre de 2016. Você não precisa fazer parte do próximo levantamento!

Para quem investiu as poucas economias ou o dinheiro da rescisão em um novo negócio o tempo urge. E se preparar para tocar esse projeto com consciência vai economizar meses. Vamos mudar as estatísticas?

Acreditar no sonho

Recentemente vi um filme no Netflix sobre a história de Walt Disney, chamado “Walt antes do Mickey”, Se não viu, vale a pena.

“Quando você acreditar em uma coisa, acredite até ao fim, de forma implícita e inquestionável.” Walt Disney.

Esse grande empreendedor tem lá sua razão, mas esse filme nos lembra que, no começo da vida, ele atravessou tempos muito difíceis. Muitos dos altos e baixos que Disney sofreu poderiam ter sido evitados se ele tivesse se preparado para liderar, para gerir um negócio. Mas, como a maioria dos empreendedores, temos uma ideia na cabeça e…

Isso mesmo: nos lançamos a fazer do jeito que dá e vamos errando e acertando, errando e acertando. Tem jeito de acertar mais que errar: é assumir o papel de líder: líder de si mesmo, líder de projeto, líder de equipes. Historicamente, não recebemos, nem na escola, nem nas melhores faculdades ferramentas práticas para nos ajudar no passo a passo.

Muitos de nós até arrepiavam quando ouviam a palavra liderança, mas, ao empreender, descobri que é esta capacidade que temos que dominar quando montamos nosso negócio: saber liderar . Só assim conseguimos mobilizar outras pessoas, não só nossa equipe, mas inclusive o próprio cliente. Mobilizar para seguir na direção para alcançar o melhor resultado.

Assim como Walt, que era um ótimo animador/desenhista e queria montar seu próprio estúdio de animação, temos uma ideia na cabeça e precisamos de direção, de rotas para orientar diariamente esse caminho. Rotas com o dinamismo do Waze, app que nos sugere um caminho para chegar mais rápido, a cada mudança de cenário relevante. Não dá mais para ficar congelado no tempo. Precisa de inteligência emocional para acelerar a reação –o que chamo de adaptagilidade.

Vejo, nas sessões com coachees, que a melhor maneira para se eliminar o medo é ter conhecimento, apoio e exemplos para seguir.

Desenvolvendo a sua liderança

Como fazer o conhecimento chegar aos milhares de novos empreendedores?

Com ajuda da tecnologia: as plataformas de aprendizagem online evoluíram muito. Misturam conteúdos assíncronos com atividades em grupo e mentorias online.É uma tecnologia madura para desenvolver o empreendedor e o empreendedor como líder.

A FGV oferece uma plataforma para quem está montando a empresa. A mentoria é feita por professores. E a plataforma FLAPS! desenvolve líderes e equipes.

Nesse método você encontra dicas simples, como a de aplicar uma adaptação do método SCRUM, originalmente usado na área de tecnologia, para a sua rotina. Sem torcer o nariz, porque é muito simples! Tem um passo a passo para quem nunca viu liderança antes. Resumidamente aqui:

  1. Desenvolva sua visão: como chegar onde quer chegar.
  2. Conheça seus seguidores: quem contratar, que perfil é ideal para aquela função, como os diferentes perfis se relacionam com você e você com eles, em que nível de desenvolvimento estão e também a inteligência emocional
  3. Construa confiança e uma relação de respeito: Sim, tem método( vamos falar disso aqui em outro artigo em breve)
  4. Influencie: compartilhe mais e saiba ouvir.
  5. Inspire: engaje e mantenha a motivação
  6. Persevere e mantenha o senso de urgência, sem abrir mão de comemorações.

São muitas possibilidades de interagir no melhor da andragogia: entregando o que esses adultos precisam saber na prática, com processo. Sim, funciona. O sucesso dos vídeos tutoriais na web não é à toa. Tem passo a passo para tudo.

No clima Olimpíadas, um dos tutoriais que mostram começam os grandes atletas: https://youtu.be/PrqWIFE0Ui8

Escrito por João Marcelo Furlan, Sócio Fundador da Enora Leaders.