Garantindo as PESSOAS CERTAS dentro do ônibus – o método STAR de entrevistas por competências

“Primeiro você coloca as pessoas certas no ônibus, depois você encontra os assentos certos para elas” – Jim Collins


Ultimamente tenho ministrado treinamentos para ensinar as pessoas Entrevistas por competências e estratégia de seleção de pessoas. Como diria Jim Collins em seu livro Clássico “Feitas Para Durar”: “Primeiro coloque as pessoas certas dentro do ônibus. Depois encontre os assentos certos para as pessoas certas.”

quadro-pessoa-certa-onibus-certo

 

Foto de quadro na Enora Leaders com a Frase de Jim Collins exposta pelo Mike em reunião nossa em Manila, Filipinas.

Esta é uma estratégia que tenho implementado em toda a organização que passei, já que realmente são as pessoas que irão entregar os resultados para a organização. A primeira vez que ouvi esta frase foi pelo meu gestor na empresa em que trabalhei nas Filipinas, a Headway. Na ocasião, Mike Cardenas me sugeriu que para começar a nova unidade de negócios que eu precisaria primeiro colocar as pessoas certas dentro dela.

Em teoria, é muito fácil fazê-lo, mas na verdade nos deparamos com diversos erros na seleção de pessoas, sobretudo por não conseguirmos extrair dos candidatos a profundidade necessária para validarmos se realmente está dizendo a verdade ou se está pronto para a posição que está oferecendo.
Para tanto, tenho indicado aos alunos da Enora Leaders que utilizem um método chamado STAR, em que além de nos preparamos para entrevistar de forma estruturada, voltado à avaliação das competências específicas para a vaga, também temos a oportunidade de avaliar os candidatos de forma padronizada.

O método STAR é Simples e segue o padrão de quando se faz uma pergunta. Para facilitar a vida de vocês, vou descrever passo a passo como aplicaremos o método conforme abaixo.

S- SITUAÇÃO
T-TAREFA
A-AÇÃO
R-RESULTADO

modelo-STAR-entrevista-por-competencia

 

1 – A partir de uma base de competências como esta da Enora Leaders http://www.enora.com.br/desenvolvimento-por-competencias , selecione aquelas que acredita que tenham maior aderência com a vaga que está abrindo. Em geral, as vagas que utilizam o método de entrevista por competência tem entre 12 e 15 competências envolvidas, incluindo as corporativas, específicas e funcionais. Parece muito, mas a metade delas em geral são “obrigatórias” pois a empresa exige de todo funcionário.

Para fins de treino, vamos simular um perfil com apenas 5 competências: Adaptabilidade, Tomada de Decisão, Resiliência, Comunicação e Liderança.

2- Formule uma pergunta para cada competência e as coloque em uma ordem formando uma lista. No começo não é fácil montar as perguntas, porém lembre-se que o que você quer apenas é que a pessoa demonstre situações reais, ou seja, dê exemplos. Atenção: é muito importante não colocar o nome da competência durante a pergunta, mas sim verbos e ações que levam a pessoa a responder demonstrando que aplicou esta competência. O motivo disto é para dificultar que o candidato simplesmente direcione a resposta para usando a palavra chave que você acabou de falar para ele. Abaixo vamos colocar alguns exemplos que segundo a consultora Alison Doyle que demonstram como fazer isto:

Adaptabilidade
Conte-me sobre a maior mudança que teve que lidar em seu emprego atual ou passado. Como você lidou com ela?

Tomada de decisão
Mencione um exemplo de situação em que você teve que decidir sobre algo que impactaria todo seu departamento. Como foi seu processo de decisão e como a mesma impactou os demais membros do time?

Resiliência
Conte-me uma situação em que você teve que lidar com um feedback negativo de um cliente, colega ou gestor. Como você lidou com esta situação? Qual foi o resultado para você e sua performance?

Comunicação
Conte-nos sobre uma situação em que teve que contar algo difícil ou complexo a um colega. Como você o fez e que tipo de resultados obteve?

Liderança
Mencione um projeto em que sua participação foi central para convencer e mobilizar outras pessoas para que chegassem a um resultado que parecia muito difícil de ser alcançado?

3 – Aplique as perguntas durante a entrevista. Tenha em mãos papel para anotar a Situação, a Tarefa que a pessoa tinha que realizar, que tipo de Ação ela tomou e qual foi o resultado.

4 – Pontue em uma escala de 1 a 5 sua percepção sobre a demonstração da pessoa de domínio sobre esta competência. Dê nota Zero caso a pessoa não tenha lhe convencido da veracidade de sua resposta.

5- Some a nota total de cada candidato e verifique qual teria a maior nota, ou seja, maior fit para a vaga.

A utilização de seleção por competência irá garantir que a pessoa contratada tenha mais autodireção e autonomia sobre o trabalho ao qual ela foi designada.
Antes de mudar pessoas de áreas ou funções, a entrevista para identificação das competências também é essencial, para evitar que as pessoas certas sejam dirigidas aos assentos errados.

A seleção, a entrevista e o desenvolvimento por competência são aplicáveis nos programas de ensino da Enora para Profissionais de forma individual, para Equipes de Pequenas e Médias Empresas (PME), para Organizações e para Multiplicadores que pretendem capacitar sua com recurso interno.

Conheça mais sobre o modelo e como pode ser aplicado em cada situação.
Entre em contato conosco: contato@enora.com.br

Artigo original postado em 11/9/2015 na página de J.M. Furlan no LinkedIn (https://www.linkedin.com/pulse/garantindo-pessoas-certas-dentro-do-ônibus-o-método-furlan)