Growth Mindset: como ser um líder com foco em crescimento?

Growth:

Você acredita que é possível desenvolver suas habilidades e inteligência através de aprendizados, boas estratégias e treinamento intensivo? Se sua resposta for positiva – e de fato você aplicar isso na prática – podemos dizer que você tem um Growth Mindset.

O termo surgiu com a psicóloga Carol Dweck, que realizou uma série de estudos comprovando o progresso de quem acredita no desenvolvimento da inteligência e no esforço como chave para a melhoria de desempenho.

Mindset: Fixed vs Growth

Growth Mindset x Fixed Mindset

A definição de “Growth Mindset” faz um contraponto com o termo “Fixed Mindset”, que representa aqueles que tendem a acreditar que a inteligência é um dom inato e imutável.

Assim, quem tem uma mentalidade de crescimento é quem gosta de enfrentar desafios, enxerga o erro como caminho para o aprendizado, persiste diante dos obstáculos e usa os feedbacks para melhorar seu desempenho.

Paralelamente, quem tem uma “Mentalidade Fixa” não se sente bem se sai de sua zona de conforto, não acredita no desenvolvimento de novas habilidades e prefere ter seus dons reconhecidos do que receber feedbacks sinceros.

É importante ressaltar que não apresentamos um único mindset em todos os aspectos da vida. Temos a predominância de uma ou outra perspectiva dependo da situação e contexto que estamos envolvidos.

Também vale lembrar que não há um mindset correto ou errado. Porém, ter um growth mindset abre portas para desenvolver novos conhecimentos e atingir o êxito com mais facilidade.

 

Como desenvolver um Growth Mindset e liderar mudanças

Você já percebeu que o seu mindset tem tudo a ver com o sucesso dentro do ambiente de trabalho?

O primeiro passo para liderarmos grandes transformações dentro de nossas empresas é perceber que não somos naturalmente inteligentes, esforçados ou persistentes, mas precisamos desenvolver cada uma dessas características.

Para isso, uma etapa importante é o aprendizado com os erros. Todo mundo vai cometer erros. Mas apenas bons líderes saberão examiná-los, transformá-los em aprendizado e compartilhá-los com sua equipe.

Aliás, esse é outro aspecto fundamental: incentivar o aprendizado coletivo. Ouça outros pontos de vista, trabalhe de forma colaborativa e exponha os desafios que você está enfrentando para conseguir encontrar novas soluções.

Por fim, não tenha medo de enfrentar novos cenários. Ter que se adaptar a diferentes situações te tornará um líder mais completo e capaz de encontrar novas oportunidades e soluções para os problemas existentes.

errar-aprender-mudança-rapido

Como incentivar minha equipe a ter um Growth Mindset?

Ao desenvolver um growth mindset em sua equipe, o líder terá em mãos possibilidades maiores de realizar grandes transformações e conquistar o sucesso.

Para isso, o primeiro passo é oferecer um feedback sincero e constante à equipe. É essencial que cada membro entenda quais são seus pontos fortes, mas também onde é preciso melhorar e qual é o caminho para atingir o objetivo em comum.

Essa é uma parte importantíssima, pois é por meio de bons feedbacks que, aos poucos, vai se desenvolvendo a crença de que é possível aprender e melhorar.

Outra estratégia interessante é sempre valorizar e comemorar metas alcançadas. Isso vai engajar o seu time, mostrar que você está comprometido com os objetivos do negócio e incentivar a equipe a ir ainda mais longe.

Por fim, quanto mais você criar um ambiente em que os colaboradores se sintam realmente partes fundamentais do negócio, maiores são as chances de eles desenvolverem o growth mindset para querer aprender mais e atingir os objetivos propostos.

 

Como a Enora te ajuda a ser um líder com Growth Mindset?

A Enora acredita que um bom líder precisa ter um Growth Mindset. Mas sabemos desenvolver essa mentalidade exige muito aprendizado e estudo.

É para ajudar nessa missão que estamos lançando o Bootcamp CHANGE MAKERS: Liderando Mudanças de Alto Impacto.  Durante um mês, 4 módulos online + duas mentorias + 14h de encontro presencial, irão guiar líderes em busca de grandes transformações em suas empresas.

Falaremos de Growth Mindeset, Liderança, Organizações Exponenciais, Mudanças Estratégicas e muito mais. Ao fim desses módulos, acontece o bootcamp presencial, com dois dias intensos de aprendizado, troca de conhecimentos e o desenvolvimento ainda mais intenso do conteúdo ensinado na plataforma.

Saiba mais sobre o curso e faça já sua inscrição!

 

Outras Dicas para Desenvolver seu Growth Mindset e Liderar Mudanças:

Para desenvolver seu growth mindset, preparamos alguns materiais para você dar os primeiros passos com boas referências. Confira abaixo nosso toolkit grátis e dois livros recomendados.

 

 

Toolkit dos Primeiros Passos Para a Mudança: 
Baixe Aqui

 

mindset

 Conheça o Livro Mindset, de Carol Dwek >>>>>

liderando-mudanças

<<< Conheça o Livro Liderando Mudanças: Transformando Empresas com a Força das Emoções, de John Kotter

 

 

 

Renato Fontana