JOVEM HOLANDÊS CRIA APARELHO QUE LIMPA O LIXO PLÁSTICO DOS OCEANOS

Várias espécies de animais sofrem com a poluição dos oceanos, principalmente com a quantidade de plástico encontrada neles. Mas um jovem de 19 anos pode ter pensado em uma boa solução para este problema. O holandês Boyan Slat desenvolveu uma Matriz de Limpeza Oceânica que tira esses resíduos do mar.

O dispositivo – que por enquanto ainda é um protótipo – consiste em um conjunto ancorado de hastes de apoio e plataformas de processamento que pode ser levado até as manchas de sujeira ao redor do mundo. Em vez de se movimentar atrás da sujeira, a matriz funcionaria como um funil, atraindo a sujeira para o ângulo formado por suas hastes.

O projeto de Slat, feito na escola, analisa a quantidade e o tamanho das partículas de plástico presentes nas manchas de sujeira do oceano. Nas plataformas, o lixo seria filtrado, o plástico seria separado do plâncton e armazenado para reciclagem.

Todo o conceito ainda está em fase de desenvolvimento e não há previsão de quando o dispositivo estará pronto para o uso. Mesmo assim, eles já foi premiado como o melhor Desenho Técnico de 2012 na Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda.
1