Liderança Situacional

Criada por Paul Hersey e Ken Blanchard

A liderança situacional é um conceito que mostra como uma pessoa pode liderar seu subordinado através do seu nível de maturidade.
A tese principal é que não existe um único estilo de liderança adequado à todos os tipos de situações, mas sim para ocasiões e estilos diferentes de gestores e subordinados.
Na Figura abaixo, fica mais fácil de entender a matriz que correlaciona os níveis de suporte e direção ao colaborador.

Dentro da Matriz, podemos identificar os níveis situacionais (S1, S2, S3, S4).
Estes níveis são condizentes com o tipo de atividade ou ambiente onde o colaborador executará a tarefa.

Além do nível situacional, o líder deve identificar o nível de desenvolvimento de seu colaborador (D1, D2, D3, D4), para saber a intensidade do suporte que lhe deverá ser dada.

D1: Direção: Quando o colaborador tem baixo conhecimento e baixa experiência para executar uma tarefa, ele precisa de uma direção de como conduzir tal atividade. Cabe ao líder direcionar o colaborador para elaborá-la até conquistar confiança.

D2: Orientação: Quando o colaborador já ganhou prática em uma determinada tarefa, porém ainda precisa aprender os detalhes sobre a entrega da mesma, seu líder passa menos tempo com ele executando e apenas o orienta para a finalização da tarefa.

D3: Apoio: A fase de apoio ocorre quando o colaborador já tem conhecimento e autonomia para realizar as tarefas e apenas precisa de seu líder para validá-las. Nesta situação, o líder presta apoio, porém supervisiona pouco.

D4: Delegação: Quando o colaborador possui maior autonomia e liberdade, o líder mantém um contato com pouca supervisão e pouco apoio. Nesta fase, muitas vezes o colaborador toma a iniciativa de iniciar uma atividade à fim de reportar uma ocorrência e tornar mais fácil a tomada de decisão junto ao líder.

A Enora Leaders oferece diversos cursos onde a Liderança Situacional é aplicada tanto para Gestão de Pessoas como para Liderança.

Ou entre em contato conosco para uma proposta customizada – contato@enora.com.br