Mulheres, liderança e diversidade. O que falta para esse mix funcionar?

A discussão sobre a evolução do papel das mulheres na liderança vem ganhando cada vez mais destaque, especialmente com o marco do dia internacional da mulher. De fato, temos muitas vitórias a comemorar em relação à evolução da mulher no mercado de trabalho como um todo. O problema é que ainda não se percebe uma evolução significativa quando falamos em posições de liderança, nem em âmbito global, nem no Brasil.

A consultoria Grant Thornton publica anualmente relatórios sobre esse cenário e os dados de 2014 reforçam a percepção de que ainda temos um longo caminho a ser conquistado. Segundo o relatório, a média global de mulheres em posições de alta gestão é de apenas 24%.

gráfico de mulheres na alta gestão global

gráfico de mulheres na alta gestão global

 

Outro dado relevante é que na América Latina 40% das empresas não têm mulheres na alta administração, mas duas das economias que mais crescem no continente – Peru (35%) e Chile (30%) – apresentam relativamente alta proporções se comparadas a Brasil (22%) e Argentina (25%), que apesar de ambas com presidentes do sexo feminino, continuam a ficar para trás.

Esse cenário tem movido as organizações na busca pelo equilíbrio da diversidade de gênero. No Brasil por exemplo, as mulheres são maioria nos cursos de graduação e pós-graduação. O diferencial é indicado também no resultado da pesquisa Great Place to Work 2014 que aponta que nas melhores empresas para se trabalhar a participação de mulheres em cargos de gestão é de até 40%.

Como lidar com o desafio?

Diante do desafio de equilibrar a diversidade de gênero nas organizações, um bom começo é conhecer melhor os motivadores, as dificuldades e os objetivos das mulheres na organização, e partir daí redesenhar soluções para esse público.

Muitas vezes pequenas mudanças em processos ou a flexibilização de políticas podem transformar a relação com as colaboradoras. Um exemplo de elemento chave para atração e retenção de mulheres em empresas é o apoio durante a maternidade. Essa foi uma das principais questões que surgiram em um encontro com mais de 60 mulheres, envolvendo a liderança global de uma empresa de tecnologia e conectores.

A Enora foi escolhida para facilitar o debate realizado em janeiro no Brasil, como parte de um projeto global em prol da diversidade. Para promover o compartilhamento, as discussões foram guiadas pela metodologia do World Café e provocadas a partir de 2 principais questões:

1. Como a organização pode apoiar o seu desenvolvimento profissional?
2. Quais ações você mesma pode assumir para impulsionar sua carreira?

Na primeira questão, os resultados foram analisados relacionando os desafios à gestão, ao negócio, à liderança, ao RH e à treinamento e desenvolvimento (T&D). No gráfico a seguir é possível identificar os termos mais falados e a proporção em relação à cada grupo.

 

world-cafe-lideranca-feminina

A partir da segunda questão, foi possível associar as respostas em 4 grandes grupos: ações relacionadas à organização, ao relacionamento com outros, às competências pessoais e a desenvolvimento e capacitação.

acoes-lideranca-feminina

 

 

O resultado do levantamento e análise dessas questões apoiou a liderança no direcionamento de ações internas. Foram mapeadas 16 iniciativas diferentes que já estão se transformando em planos de ação. O nível de satisfação das participantes com o encontro foi de 90%.
Essas e outras ações contribuem para o mix da diversidade funcionar. Uma questão de abertura e flexibilidade da atual liderança, masculina em sua maioria, em rever seus modelos, padrões e paradigmas. Outra, é a própria mulher ter consciência do seu espaço, suas competências, saber onde quer chegar e ter iniciativa para começar a caminhada rumo à liderança.

Confira as palavras mais citadas durante o encontro:

nuvem-palavras-lideranca-feminina-enora

 

A Enora promove o desenvolvimento de líderes, gestores e altos potenciais através do desenho de ferramentas inovadoras que aceleram o aprendisado destes profissionais.
Conheça mais destas ferramentas e como elas podem acelerar o desenvolvimento de sua equipe e empresa.

Fale conosco:

Email
contato@enora.com.br

Fones
CAMPINAS (19) 3112-1400
SÃO PAULO (11) 3509-9292
SOROCABA (12) 3512-2121
RIBEIRÃO PRETO (16) 3515-6262
RIO DE JANEIRO (21) 3514-5151
BELO HORIZONTE (31) 3515-5656
CURITIBA (41) 3012-2424
BRASÍLIA (61) 3246-7171