O 6o Sentido da Liderança (Feminina) está em Alta

Liderança Feminina tem Legitimidade

Um fato interessante que gostaria mencionar neste mês de março, mês da mulher, é sobre uma característica que ficou famosa por ser mais assertiva nas mulheres do que nos homens e que hoje está em alta dentro das características de líderes empresariais. Apesar de estudos nunca terem conseguido provar detalhes, é consenso que mulheres têm intuição emotiva mais forte. Esta intuição feminina é tão forte, que foi apelidada popularmente como “o 6o sentido”.

Talvez pela mulher ter suintuicao-razao-mulher-lidera fisiologia destinada a ser mãe, os hormônios que ela produz mexam mais com seu humor e suas emoções. Emoções, de se sentir feliz pela outra pessoa e de se preocupar com o próximo. Qual mãe que nunca adivinhou que o filho iria se machucar; ou que falou para ele levar um agasalho para não pegar resfriado e ao não seguir a dica da mãe, o resfriado veio; ou mesmo que se emociona mais do que os próprios filhos por uma comemoração ou conquista deles.

Agora, quem não admira um líder ou chefe que tem estas mesmas emoções por sua equipe; capaz de apoiar, ensinar, estar ao lado e comemorar junto as vitórias

 

Os Sentidos da Liderança

Ultimamente, pesquisas têm mostrado que os líderes mais admirados possuem determinadas características, e que uma das principais é a capacidade de controlar suas emoções e a de sua equipe. Tanto para evitar estresse em momentos negativos, como para vibrar muito com as conquistas de cada membro do time.

Agora, você já pensou por que a intuição, assim como os 5 sentidos do corpo humano podem transformar uma ação em uma emoção? A visão, a audição, o olfato, o paladar e o tato têm capacidades físicas de levar informação externa ao nosso corpo direto para nosso cérebro, interpretar estas experiências físicas e transformá-las em emoções.

O que diferencia a intuição dos outros 5 sentidos é que ela capta emoções ou reações não físicas e gera sensações positivas ou negativas (confiança ou desconfiança) em nosso cérebro para agirmos mesmo sem termos uma percepção racional para determinada tomada de decisão.

lider-razao-emocao

É comum encontrarmos em grandes mulheres líderes e empreendedoras a forte característica da intuição presente em suas conversas, tanto para decidir algo como também para agir baseado em como as outras pessoas estão se sentindo ou vão se sentir. Esta característica emotiva hoje é muito credibilizada em gestores e coaches por serem fundamentais para estabelecer o controle em momentos complicados, onde o lado emocional das pessoas está mais aguçado do que o racional.

“Intuição é aquele estranho instinto que permite a uma mulher saber se está certa, esteja ou não.”Helen Rowland.

 

 Jovens Líderes

Com a globalização e valorização destas características mais fortes em mulheres, o mercado de trabalho tem equilibrado o gênero dos líderes e aberto novas portas para mulheres empreendedoras.

lider-feminina

Desde o final de 2015, quando lançamos pela Enora Leaders o livro de meu sócio, João Marcelo Furlan, chamado FLAPS! 6 passos para acelerar resultados e decolar sua carreira com a Liderança Adaptágil, tivemos a oportunidade de apresentar o livro para empreendedores e líderes de associações e grupos que participamos. Dentre eles, o LIDE Futuro, onde conseguimos coletar dois relatos de jovens mulheres líderes e empreendedoras, leitoras do FLAPS!, que deixaram um recado curto, mas poderoso sobre como a Liderança as ajudou em suas decisões de vida, carreira e negócios.

Priscila Quirós, proprietária da Quirós Gourmet, e também autora de livro (Dicas de Mulheres Inspiradoras) diz que o autoconhecimento foi papel fundamental em seu desenvolvimento como líder, e que somente após entender o que a fazia feliz e se dedicar a isso, que teve melhores experiências profissionais.
Veja abaixo o depoimento (de 1min aproximadamente) de Priscila Quirós.

 

A empresaria, Marina Khattardeisgner de joias e empreendedora no ramo de alimentos, também contou um case sobre uma difícil decisão em um momento crítico para seguir com um produto em seu negócio. Arriscar o novo ou restringir-se ao tradicional. Neste caso, a intuição de Marina foi assertiva e ela relata o sucesso de ter arriscado com o novo produto.

 

Ponto da Virada

Visto que as emoções, em forma de Inteligência Emocional ou Cultura Emocional, precisam estar em equilíbrio com a Razão, as organizações têm buscado mesclar o perfil de seus líderes entre os mais cartesianos com os mais emotivos, para tornarem as empresas melhores lugares para se “conviver”.
O crescimento de CEOs engenheiros nos últimos anos acabou desequilibrando alguns traços que só apoiavam os resultados e com isso o perfil de líderes que buscam relacionamentos estáveis entre equipes abriu portas para as jovens líderes mulheres decolarem novamente e fazerem o bom uso de suas intuições para gerir suas equipes.

 

Sobre o FLAPS! para Mulheres Líderes

Você também quer conhecer mais sobre o FLAPS! e o processo acelerar sua liderança?

No mês da mulher, vamos sortear 10 livros! Participe da promoção no link abaixo e conte para nós quem é a mulher mais inspiradora de sua vida e por que?

5 pessoas serão sorteadas e ganharão 2 Livros – um Livro para si e outro para dar à sua grande líder (importante que a pessoa citada na promoção seja próxima sua, para poder presenteá-la).

**Participe Aqui da Promoção!**

 

Para saber mais sobre liderança, empreendedorismo, gestão de pessoas, coaching, e programas de desenvolvimento de equipes, entre em contato conosco para contarmos sobre como a Enora pode ajudar em seu desenvolvimento e de sua empresa.

 

Texto original extraído do post de Renato Fontana, Sócio e Diretor de Marketing da Enora Leaders, no LinkedIn.