O Feedback Efetivo

Conheça Algumas Técnicas de Dar e Receber Feedback.

O Feedback é um termo muito usado principalmente em empresas, para gestão de pessoas e equipes. Ele nada mais é do que uma opinião sobre uma ação desempenhada por um indivíduo.

O que difere o feedback de uma mensagem comum é a forma de dá-lo.
• Deve ser dado em um momento oportuno e o mais rápido possível, pois se demorar muito a mensagem não vai surtir o efeito.
• Deve ser dado individualmente, quando negativo, para não expor a pessoa à uma situação humilhante frente aos colegas.
• Deve ser dado em grupo, quando positivo, para aumentar a relevância da mensagem e expor o bom exemplo aos demais.
• Deve vincular uma atitude da pessoa e não vincular diretamente à pessoa, de forma geral.

Uma técnica muito conhecida para aplicar um feedback é o PNP (Positivo-Negativo-Positivo). Veja como funciona:
1. Comece dando uma mensagem positiva sobre a atitude ou ação da pessoa.
Ex. Percebi que você vem se esforçando muito nos últimos meses….

2. Após mostrar que reconheceu positivamente outras atitudes da pessoa, inicie a abordagem sobre a atitude negativa, a ser corrigida.
Ex. Porém, seus esforços não vem se transformando em resultados…

3. Feche o feedback com uma mensagem positiva, fortalecendo a pessoa para corrigir o erro e motivando-a para encarar a mensagem como desafiadora ao invés de desanimadora.
Ex. Ainda da tempo de você alcançar os resultados. Você tem todo o potencial para isso..

Escrito Por Renato Fontana (Enora Leaders)

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