O que aprender com o Google sobre Intra Empreendedorismo

Palestra ACIC (Associação do Comercio e Industria de Campinas)

Em homenagem à semana global do empreendedorismo, divulgaremos algumas práticas, nada tradicionais do Google, uma das empresas mais interessantes.

O Google é hoje um dos lugares mais “desejadas” para se trabalhar. Seu famoso clima organizacional descontraído, criteriosos processos seletivos, inúmeras soluções digitais, apps, gadgets e etc. São apenas alguns dos atributos tão valiosos que esta empresa tem para nos deixar fascinados.

A grande verdade, é que tudo faz parte de uma cultura intra empreendedora, onde a empresa incentiva os funcionários a criarem novas soluções baseadas no que eles enxergam como boas alternativas para que a empresa possa gerar maior resultado financeiro.

Das atividades divulgadas ao público, levantamos algumas que mostram o quanto o intra empreendedorismo é estimulado dentro do Google:

1- Cultura: Todos os funcionários técnicos têm que usar 20% do seu tempo de trabalho para desenvolver ideias e projetos baseados no que eles acham importante para a empresa e não para o que a empresa acha importante. Esta atividade estimula os insights dos funcionários para terem ideias inovadoras, onde o clima organizacional, propício para novos estímulos, alavanca o resultado de novos projetos. Esta prática foi responsável por diversos projetos altamente lucrativos, como o Gmail, por exemplo.

2- O Gmail: foi criado, em 2004, pelo funcionário #23 sozinho, em apenas 1 dia. A ideia de conseguir vincular anúncios direcionados aos temas e palavras chaves do email fez com que o Google conseguisse aumentar seu alcance de publicidade em um ambiente ainda não explorado por nenhuma outra empresa do segmento.
O lançamento com sucesso do Gmail, meses antes da abertura de capital do Google na bolsa Nasdaq, fez com que as ações da empresa retomassem uma inicial queda e aumentassem o valor prestes a abertura, e ajudasse a capitação final de 27 bilhões de dólares em seu primeiro dia de negociações.

3- Tomadas de Decisão: Alguns grupos do Google fazem reuniões durante sessões de caminhada pelas redondezas de seu campus de trabalho. O fato do cérebro aumentar a produção de endorfina durante os exercícios físicos, faz com que as pessoas sejam mais proativas e discutam de forma mais produtiva alguns assuntos enquanto praticam o exercício. Como a caminhada permite concentração no assunto e comunicação durante sua prática, se mostrou eficiente em reuniões ao ar livre.  A produtividade das pessoas e as soluções extraídas destas reuniões se mostraram mais eficientes que as tradicionais e levaram os gestores a incentivar esta prática.

A principal mensagem que esses casos do Google nos transmitem é que existe um equilíbrio mútuo entre clima organizacional e intra empreendedorismo, onde um precisa do outro para ser melhor desempenhado.
O incentivo aos intra empreendedores deve acontecer primeiro, pois são as pessoas mais valiosas da empresa, já que geram mais resultado com menos recursos. Seguinte aos bons intra empreendedores, consequentemente geraremos um bom clima organizacional de forma orgânica e este clima alavancará o potencial dos intra empreendedores próprios intra empreendedores.

Estes profissionais, tão valorisados pelas empresas, são os grandes líderes e gestores em desenvolvimento. Quando eles têm liberdade – como os 20% do tempo incentivado dentro do Google – eles produzem muito mais resultado do que se os 20% deste tempo tivesse sido destinado às tarefas de rotina.

Recentemente dei uma palestra sobre o tema, na ACIC (Associação do Comércio e Indústria de Campinas) e deixei alguns slides disponíveis no artigo do link abaixo:
http://www.enora.com.br/artigos/o-intra-empreendedorismo-para-aceleracao-de-carreiras

Outros documentários tão famosos sobre o Google já foram feitos por diversos canais de televisão, como os dos links abaixo:

National GeograficO jeito Google de Trabalhar:
https://www.youtube.com/watch?v=3cxYLl6wWCY

Discovery ChannelA História do Google (A Pesquisa)
https://www.youtube.com/watch?v=6PAMrQNEcCg

Para maiores informações sobre intra empreendedorismo, desenvolvimento de Líderes e Gestores, entre em contato conosco.