Os 7 Erros Mais Comuns dos Líderes

Qualquer pessoa poder fazer a sua jornada profissional ser brilhante ou simplesmente apagada, de forma que ninguém se lembre dela. Quando se alcança um cargo de liderança é sinal de que em algum momento você já brilhou, por isso, não pode permitir que erros inexperientes o impeçam de ser um líder de sucesso.

7-erros-lideres-cometem

 

Deixo abaixo os setes erros mais comuns entre líderes de diferentes áreas de atuação.

1 – Ser paternalista – essa é uma característica muito presente nos brasileiros e significa proteger demais algo ou alguém. Os líderes paternalistas normalmente não passam feedbacks adequados, isto é, não apontam verdadeiramente as falhas dos liderados e só falam coisas boas, agindo como se fossem uma pessoa da família. Além disso, promovem as pessoas pela amizade e relacionamento e não pelo mérito ou potencial.

2 – Não preparar sucessores – ainda que alguns líderes se sintam ameaçados por pessoas que possam assumir a sua posição, é preciso entender a grande importância de preparar sucessores.
Ao formar uma pessoa para assumir as suas funções, você consegue garantir que também está mais pronto para ser promovido. Você se mostra uma pessoa preocupada com a organização e com a sustentabilidade do negócio. Outro ponto está relacionado à motivação da equipe, pois com a preparação de sucessores os membros notarão que existe um plano pra eles evoluírem na empresa.

3 – Não ter visão clara de futuro – a maioria dos líderes não se prepara para pensar ou construir um lugar que se queira chegar. Visão é o objetivo mais amplo, de longo prazo e que realmente deveria ser, no casso de um líder, algo inspirador para mobilizar as pessoas a seguirem na mesma direção.
Para ser considerado um líder você precisa dessa visão. Se ainda não tem, é melhor ir atrás dela, pois provavelmente você é um chefe ou gestor.

7-erros-lideres-fb

4 – Não dar o exemplo – nada mais é que não praticar aquilo que fala. Lembre-se sempre: você é a mudança que prega e, como líder, tem o papel de modelo para as pessoas.
Como dizia Gandhi, “Você é a grande mudança que você quer ver no mundo”. Então, se você não é essa mudança, dificilmente as pessoas vão te seguir, se inspirar e se engajar na construção de futuro proposta e na busca de resultados.

5 – Não adaptar a sua comunicação aos membros do time – se você é um líder que conhece bem a sua equipe, vai saber que ela exige um tipo de comunicação diferente pra inspirá-la e motivá-la.
Não adaptar-se à comunicação de cada membro do grupo é um grande erro. Quando Luther King falava com o presidente dos EUA ele utilizava uma linguagem e postura mais formal. Já com o público, falava de maneira mais simples e atingia exatamente os seus objetivos. Essa é uma técnica de liderança muito poderosa, portanto, adeque a sua comunicação ao perfil do interlocutor.

6 – Não investir no processo de seleção – isso é muito importante! Se você fizer uma contratação equivocada poderá se deparar com um colaborador desmotivado por não gostar de fazer o trabalho. Essa pessoa pode desmotivar o resto do time, contaminar e usar o tempo dela pra fazer fofoca e coisas que não contribuem para a empresa, por isso, doe tempo para a seleção de pessoas e se especialize nisso. Aprenda como se faz e como se identifica o perfil da pessoa que você precisa. Além disso, contrate pessoas que possam apoiá-lo nisso ou até mesmo uma consultoria especializada.

7 – Não oferecer feedbacks constantes – o gestor que acredita que feedback deve ser dado semestral ou anualmente, está cometendo um grande erro. Feedback precisa ser constante e tem forma correta de fazer. Pontue quando o comportamento do colaborador impactou negativamente e o elogie sempre que tiver um resultado acima da média.

O ideal é que o líder prepare a pessoa para a conversa e mostre que é algo para o desenvolvimento dela, enfatizando sempre que se trata de um feedback.
Observe a sua forma de liderar e procure os setes erros acima. Caso identifique algum deles corrija-o o quanto antes e prepara-se para decolar sua liderança.

A Enora capacita líderes de Equipes, de PMEs, Organizações e Educadores, tanto em grade aberta (veja mais aqui) como de forma individual e personalizada (veja mais aqui).

Contate-nos e conheça mais sobre todas as formas de capacitação de líderes que temos registradas e aplicadas nas maiores empresas do mundo.
E-mail: contato@enora.com.br