Quer Ser Mais Produtivo e Gastar Menos? #VaDeBike!

Essa semana foi a realização de um sonho para mim: ir trabalhar de bicicleta. Pode parecer banal ou cotidiano para muita gente, mas como sempre fui um grande entusiasta da bike e de esportes em geral, mantinha este hábito somente para finais de semana e após o horário de trabalho,  para ir à academia por exemplo.

Sou um paulistano-campineiro, ou seja, apesar de ter nascido em São Paulo, cerca de metade de minha vida morei na bela e pujante Campinas onde estabeleci a sede da Enora Leaders, e assim foi  nos últimos anos. No entanto, por razões de trabalho,  tanto de minha esposa quanto minhas, retornamos à SP (acreditem – é a 5a vez que venho morar em São Paulo), mas desta vez combinamos algo muito importante – é para ter qualidade de vida. Por mais contraintuitivo que possa ser buscar qualidade de vida na capital saídos do interior, quando a maior parte das pessoas busca o oposto, calculamos que dada a frequência que ambos passavam no carro na Rodovia dos Bandeirantes ou Anhangüera, somado ao trânsito de SP já estava chegando a 80h por mês para a Bel e 60h para mim… 140h por mês do casal, ou seja, dava para fazer coisas mais interessantes para o casal … até ter tempo para nós mesmos, amigos, academia e trabalho, por que não?

rodovia-bandeirantes-sp

 

Bem, escolhemos a região do Brooklin Paulista. Alguns dizem que ali é Brooklin, outros que é Campo Belo, o importante é que ficamos a apenas 12 minutos de carro do trabalho dela e eu a 8 minutos do aeroporto de Congonhas, 20 minutos da maioria dos clientes  e 1h15min da sede da Enora em Campinas.

mapa-percurso-bike-spComo boa parte da equipe fica em SP, marcamos uma reunião na capital naquinta – feira passada … pensei que por não se tratar de reunião ou aula em cliente seria uma boa oportunidade de testar as sonhadas investidas de bike para o trabalho… Bom, dei uma olhada no Google Maps, que agora permite ver também rotas de bicicleta  e escrevi a comparação de tempos para minha esposa… de carro 19 minutos, de bike 15 minutos! Mais um motivo para preferir a bike, pensei também que tinha outras duas reuniões logo depois, próximas a esta primeira na av. Chucri Zaidan… uma no shopping Morumbi e outras 2 no Insper, ou seja… todas ficariam entre Brooklin e Vila Olímpia.

Coloquei uma roupa mais leve… calça jeans e camisa, peguei o capacete e parti para a bike na garagem do prédio ..levei a roupa suja de casa para a lavanderia (é minha gente… afazeres do marido moderno sim…e ai de mim se saísse de bike sem deixar a roupa pra lavar,  na volta eu já levaria uma capacetada na cuca logo que entrasse em casa) e segui para a subsede da Enora. Montei uma rota base no Google Maps, evitando as vias principais e vamos que vamos!

No caminho cruzando as avenidas Roberto Marinho, Morumbi e Roque Petroni jr. foi bem
tranquilo. Senti falta de uma via especifica para bikes, mas como peguei ruas secundárias de pouco movimento foi uma questão menor. Cheguei lá e descobri que tinha um belo bicicletário e o melhor: não tinha que pagar estacionamento :)) joao-furlan-bike-monotrilhoA sensação de bem estar é tremenda, não precisava nem de café para ficar mais acordado…. Já tinha ativado mente e corpo, por andar 20 minutos de Bike (como não é possível se manter na via principal e precisa de vários desvios como dos carros etc, o tempo estimado no Google Maps é aquém do real — sinceramente é até melhor… mais tempo de Bike .

Chegando lá uma notícia que me deixou bem constrangido – a Clarissa, Vitor e Evelyn tinham levado respectivamente 1h40 de Alphaville,  1h de Osasco e 50 min. da Vila Leopoldina de carro… ou seja, quando falei que tinha levado 25min. de bike ficou difícil de esboçar uma alegria por mim (sugeri a eles na próxima ir de bicicleta tb… e eles replicaram para que na próxima fizéssemos a reunião em um local mais perto para todos, argumentando que eu poderia aproveitar mais o passeio se fosse ainda mas longe rsrs.)
Curiosidade: está primeira foto foi tirada pelo mesmo frentista que abastece meu carro dia sim-dia não (por causa das idas à Campinas o consumo de gasolina é bruto).

Bem após a reunião uma entrevista à Rádio Estadão via fone e almoço com a equipe, fui direto para a reunião a poucos metros dali, no Shopping Morumbi… que tem um bicicletário muito seguro e estruturado onde pedem até documento para colocar e tirar a bike (Parabéns ao time do shopping Morumbi) – e mais uma vez DE GRAÇA.

placa-bicicletario

Lá tive um encontro com o sempre elegante presidente do conselho da ABRH-SP   Theunis Marinho e meu grande amigo e parceiro Luiz Drouet, ele como sempre impecável em terno e gravata… dessa forma já fui logo dizendo aos dois: “#vimdebike”, já reduzindo um pouco o julgamento sobre meu desleixo das vestimentas e marca de capacete na testa Q:-)

Depois do agradável café com eles, finalmente fui ao Insper para minha mentoria voluntária junto ao programa de bolsistas do Insper liderado pela Camila du Plessis, e como sempre foi uma experiência maravilhosa ter contato com os estudantes tão ávidos por conhecimento sobre negócios e abertura à aprendizagem em temas como comunicação,  relacionamento e gestão.

Este último trecho foi um pouco mais longo, mas bem tranquilo também, cruzando o Brooklin e Vila Olímpia (quem me dera se a ciclovia da Berrini já estivesse pronta, seria uma reta só) e mais uma vez tive a grata surpresa de descobrir que também tem um bicicletário e adivinhem: grátis 🙂

 

bike-sp-parking02

Ainda deu tempo para ter a honra de conhecer a sede da AIESEC Insper e ver de perto o trabalho deles lá – muito orgulho mesmo!

Depois foram literalmente 20 minutos de Bike até minha casa, cruzando moema e pronto… exercício do dia já feito antes mesmo de chegar em casa.

Como saldo da aventura do dia, fiz a contabilidade:

– Ao menos 80 reais em estacionamentos poupados…

– Cerca de mais 30 reais de gasolina

– Cerca de 1 hora a menos entre trânsito e procedimentos de estacionar veículos também salvos

– 800 calorias consumidas

– e o melhor de tudo… BOM HUMOR o dia todo!

Se eu vou repetir a dose? Amanhã mesmo!

Por isso, se quer ser mais produtivo, gastar menos e ter ainda mais bom humor para trabalhar fica a dica #vadeBIKE !

Artigo Original Escrito em sua Página do LinkedIn
https://www.linkedin.com/pulse/quer-ser-mais-produtivo-e-gastar-menos-vadebike-joao-marcelo-furlan?trk=prof-post

Existem formas de sermos mais produtivos tanto fora do local físico do trabalho como dentro e as únicas formas que temos de identificar estas oportunidades é através das experiências pessoais de passar por este Momentum de comparação entre uma forma e outra, para aí tomarmos uma decisão se a nova forma é melhor ou mais produtiva que a antiga.

Grandes inovações surgem assim, adaptando rotinas e soluções para problemas que enfrentamos em diversos momentos.

A Enora cria formas únicas e experiências de aprendizagem voltadas para o aumento de resultados, também aplicados à produtividade.
Desenhamos estas experiências através dos desafios que o profissional tem ao longo do seu dia e de suas metas.
Para saber mais como podemos tornar seu trabalho mais produtivo, formal ou informalmente, entre em contato conosco pelo email contato@enora.com.br