Steve Prefontaine – Frases – Seleção Enora Leaders Quotes

Série Grandes Ícones do Esporte

“DAR MENOS QUE O SEU MELHOR, É SACRIFICAR O QUE RECEBEU”
– Steve Prefontaine

Steve Prefontaine – a arte da SUPERAÇÃO
fonte: Esporte em Pauta

“Some people create with words or with music or with a brush and paints. I like to make something beautiful when I run. I like to make people stop and say, ‘I’ve never seen anyone run like that before.’ It’s more than just a race, it’s a style.” Steve Prefontaine

Como a história de um quarto lugar nas Olimpíadas de 1972 transcende gerações e seu protagonista é até hoje inspiração para uma corrida nos Estados Unidos? Na mesma edição dos Jogos que Steve Prefontaine foi 4o lugar na prova dos 5.000 metros, depois de passar a primeira volta na frente, Mark Spitz conquistava sete ouros e ofuscava qualquer atleta da delegação olímpica americana. A morte prematura de Prefontaine em um acidente de carro, no entanto, ajudou a transformá-lo em inspiração para muitos corredores.

Ainda que tenha sido um dos poucos resultados internacionais de Prefontaine, a única participação olímpica esconde uma carreira de sucesso para o jovem, que tinha apenas 21 anos quando competiu em Munique. Com uma perna maior que a outra, Pre, como era conhecido, detinha o recorde nacional das cinco provas de longa distância do atletismo – com uma melhora meteórica durante os anos do colégio e faculdade.

Quando calouro na escola de Marshfield, ele ficou em 53o lugar em uma prova realizada no estado. Treinando duro ao longo dos anos, foi melhorando posições e terminou ganhando tudo no estado no último ano,  o que chamou a atenção do renomado técnico Bill Bowerman. Este, apontado como um dos principais personagens a transformar a corrida em um esporte popular, algo impensável hoje em dia, com centenas de corridas de rua acontecendo ao longo do ano. Não à toa, Bowerman foi um dos fundadores da Nike.

fonte: Esporte em Pautahttp://esporteempauta.com.br/atletismo/conheca-a-historia-de-steve-prefontaine/attachment/pre