Usando uma frase-âncora para fixar sua mensagem em seu público

Você já ouviu falar em frase-âncora? É uma frase (com 10 palavras ou menos) que resume e expressa a mensagem que você quer transmitir em sua apresentação, e que será lembrada pelo seu público quando eles saírem do auditório ou da sala. Ela ficará “grudada” na cabeça do seu público se for bem elaborada e utilizada. A esta altura, você já deve estar pedindo um exemplo, não é mesmo?

Eu estava fazendo um coaching com alguns treinadores, quando eu disse: “já aconteceu com você, de estar em algum lugar, e alguém te reconhecer e pedir para dar umas palavras? Eu estava no anfiteatro do UNISAL em Campinas, queria assistir a uma série de palestras que haviam sido organizadas para aquela noite. Foi quando o diretor me pediu se eu poderia falar uns 10 minutos logo no início, pois ele soube que eu havia participado de um projeto muito interessante no Mèxico. Como dizer não? O que eu quero dizer é que, hoje em dia, não se prepare para falar – esteja preparado. Você tem que estar preparado para fazer uma apresentação de improviso a qualquer momento.”

Como você pode perceber, a frase-âncora que utilizei foi “não se prepare para falar – esteja preparado”. Essa frase resume a mensagem que eu estava trabalhando com aquele grupo, tem menos de dez palavras e é fácil de lembrar.

Agora aqui vai o meu segredo – eu não elaboro minha frase-âncora depois que tiver preparado minha mensagem. Na realidade, a frase-âncora nasce no momento em que estou iniciando o processo de planejamento da minha apresentação, quando estou definindo a minha mensagem. Nesse momento eu penso em como poderia transmitir minha mensagem em apenas uma frase. E começa um processo mental de “brain-storming”, até que eu chegue à frase. Com a frase feita, eu começo a construir minha estória. E todos os elementos que eu apresentar na estória têm que estar conectados à frase âncora. Se eu tiver chance de repetir minha frase duas, três ou quatro vezes durante minha apresentação, maiores serão as chances de que a mensagem “grude” na mente do meu público. É o mesmo princípio do famoso “Eu tenho um sonho”. A âncora foi tão forte que mesmo após mais de meio século, ainda está na mente do público.

Quando você estiver definindo sua mensagem, elabore uma frase que resuma e expresse a sua mensagem em dez palavras ou menos. Transforme-a no “slogan” da sua apresentação e você verá como as pessoas se recordarão da sua apresentação mesmo após um longo período de tempo.