Liderança para Advogados

Aprimore o modelo de liderança afim de trazer maior produtividade.

• Aprimorar conceitos de gestão e liderança
• Habilitar profissionais a intensificar o trabalho em equipe
• Vencer os desafios da liderança
• Executivos ganham conhecimento pessoal e ferramentas profissionais para garantir vantagem competitiva

Advogados e Líderes e Profissionais que querem se desenvolver numa liderança transformadora e de impacto

Promover mudanças pessoais e organizacionais através da aplicabilidade imediata do conteúdo transformador abordado.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1ª Parte
A gestão e a liderança – Escritórios de advocacia, suas características e especificidades
Escritórios de advocacia se enquadram no que se convencionou chamar Professional Service Firms  ou PSF. Esse tipo de empresa possui características peculiares e sua especificidade, quando observada, pode garantir o sucesso na gestão e a liderança de mercado.Existem duas dimensões que caracterizam uma PSF:
– Output – Experiências intangíveis
– Provedor – Expertise única

As principais características de PSF são:
– Seus maiores ativos, a saber, conhecimento, experiência e a reputação de seus colaboradores são intangíveis.
– O serviço oferecido também é intangível e de difícil avaliação
– Os prestadores de serviços são pessoas altamente capacitadas e possivelmente com múltiplas afiliações.

A posição e postura do líder
– Dadas as peculiaridades do setor, o líder de um escritório de advocacia deve estar sensível e atento nas seguintes dimensões:
– Gestão de relacionamento com cliente
– Gestão do capital humano
– Criação de valor

– Dominadas as três competências, é possível atingir o ciclo virtuoso garantindo a excelência em serviços, fidelidade dos clientes e satisfação dos colaboradores.

Desafios das PSF – Quadrante estratégico
– Os líderes devem gerenciar tanto o ambiente externo, de clientes e concorrentes, quanto o ambiente interno, de pessoas e processos.
– Nosso programa se focará no equilíbrio do quadrante que garantirá o sucesso da empresa.

Passo a passo do domínio dos quadrantes:

1 – Estratégia Externa –
Desenvolver e sustentar uma visão única que seja atraente para a clientes e crie valor
econômico
2 – Estratégia Interna
Organização e administração de mecanismos de governança consistentes, estruturas
formais e informais, avaliação de desempenho e sistemas de compensação
3 – Processos Internos
Gestão do capital humano, recrutamento, seleção, retenção e motivação, tomada de
decisão e gestão do conhecimento.
4 – Processos Externos
Garantir a entrega do serviço prometido ao cliente, gestão de projetos e rápida adaptação
às dinâmicas competitivas

MÓDULOS:
1 – Vencendo os Desafios da Organização
• Definindo Professional Service Firms
• Peculiaridades e diferenças entre organizações convencionais e PSF
• Explorando o quadrante: analisando as quatro dimensões

2 – Estratégia Externa como Vantagem Competitiva Sustentada
• Examinar os meios de desenvolver e sustentar  estratégias externas

3 – Estratégia Interna do Desenho da Organização
• Interligações das estratégias internas e externas nas PSF
• Dinâmica da competição
• Implicações competitivas e organizacionais da gestão de uma empresa multidisciplinar

4 – Gerenciando a Organização por Processos
• Desenvolvendo e mantendo processos efetivos
• Os três processos principais da PSF:
•  Gestão do capital humano
•  Tomada de decisão
•  Gestão de projetos
•  Casos de Harvard

5 – Eficácia no Atendimento ao Cliente
• A importância  de criar e alavancar relacionamentos para atingir resultados para clientes e para empresa
•  Processos com orientação externa de investimento em clientes e criação de confiança mútua
•  Discuss marketing in both relationship and transactional business and the relationship  between service promise and delivery and client satisfaction and loyalty

6 – Liderança e Gestão de Mudança
• Juntando os quadrantes: unindo forças para liderança e gestão da mudança
•  Os desafios de gerenciar uma PSF (profissionais investidos em posições e se tornam inertes e tem poder considerável na organização).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 2ª Parte
– Itens que constituem as melhores práticas internacionais em desenvolvimento de líderes:
• Envolvimento dos principais executivos
• Ligação direta com o negócio
• Estratégia integrada de desenvolvimento de líderes
• Modelo específico de liderança

MÓDULOS:
1 – Auto-conhecimento
• Práticas de liderança
• Traços e personalidade

2 – 2Reconhecendo e esclarecendo as crenças individuais
• Como acredito que as pessoas se comportem?
• O que acho que motiva as pessoas?
• Que maneira de liderar considero apropriada

3 – Comportamento humano
• Cognição, percepção e comportamento
• Teorias de motivação e o dia-a-dia do trabalho

Experiências cruciais

4 – Modelos de Liderança e Práticas do Líder
• Comparação de modelos: J. Nye, Oliver Wyman, MIT, Jack Welch, Ram Charan e Daniel Goleman
• Inteligência emocional e liderança
• O que todos têm em comum?

5 – Os Principais Desafios de Novos Líderes
• Obter resultados por meio da equipe
• Liderar o ciclo de desempenho
• Disciplina de execução e atuação gestora
• Visão funcional e do negócio
• Construir relacionamentos 360°

6 – As Principais Armadilhas de Novos Líderes
• Manter-se responsável por tarefas excessivas
• Valorizar mais técnica que gestão e liderança
• Dificuldade para tomar decisões duras com equipe
• Não reconhecer as diferenças individuais

7 – Liderança Transacional vs. Liderança Transformadora
• Práticas incrementais de liderança
• Práticas disruptivas de liderança
• Poder duro x poder suave

8 – Equilibrando Mente, Coração e Pulso
• Mente: QI, estratégia, direção
• Coração: IE, confiança, cultura, maturidade
• Pulso: coragem, tenacidade, perseverança

9 – Etapas para Liderar a Mudança na Linha de Frente
• Estabelecendo um senso de urgência
• Alinhamento com a visão e a estratégia da empresa
• Comunicando a visão e a mudança
• Construindo empowerment
• Assegurando conquistas no curto e longo prazo

10 – O Desafio da Liderança
• Modelar o caminho
• Inspirar a visão compartilhada
• Desafiar o processo
• Facilitar a ação dos outros
• Encorajar o coração

11 – Plano de Liderança para a Mudança
• Antes de começar: estilo, resultados e relacionamento com superior
• Primeira semana: impressões de mudança
• Primeiro mês: imersão e construção das bases
• 3 a 6 meses: entrega e comunicação dos primeiros resultados concretos
• 6 a 12 meses: transformação de alta performance

Cases
• Roy Vagelos, Merck
• Cegueira dos Rios
• Daniel Vasella na Novartis

Todos os Facilitadores Enora possuem sólida formação acadêmica, experiência nas áreas de atuação, atualização contínua e formação no exterior. São especialistas selecionados com base em nossos valores (Proximidade, Humildade, Flexibilidade), com didática comprovada e com drive para geração de resultados.

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