Planejamento Estratégico para Pequenas e Médias Empresas

– Derrubar o mito de que o planejamento estratégico só é aplica-do em grandes empresas e corporações;
– Apresentar conceitos básicos ligados ao planejamento estraté-gico empresarial;
– Apresentar uma metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico, através do plano estratégico, em pe-quenas e médias empresas

Executivos principais (Presidentes, Diretores e Gerentes Gerais, CEO’s) e Executivos da 1ª. linha de direção (das áreas comercial, financeira, administrativa e planejamento geral) de pequenas e médias empresas
Consultores (internos e externos) dedicados ao planejamento estratégico de pequenas e médias empresas

O Curso propõe-se a apresentar e capacitar os participantes em uma metodologia PRÁTICA de formulação, implantação e controle do pla-nejamento estratégico em pequenas e médias empresas
O Curso é dividido em três partes principais:
– A primeira em que conceitos básicos teóricos de planejamento estratégico são apresentados de modo simples e na essência do necessário para a compreensão da metodologia que será apresentada na segunda parte e
– Uma segunda parte na qual os participantes serão expostos a uma metodologia de elaboração de planejamento estratégico e, finalmente,
– Uma terceira parte em que serão apresentados os fatores críticos de sucesso para a implantação e controle do plano estratégico.Assim, os pontos que constituem o conteúdo programático do Curso são:

1.- Conceitos básicos em planejamento estratégico empresarial (PEE)
1.1.- Tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional
1.2.- O que é “planejamento”? planejamento é estático ou é dinâmico? o que é “estratégia”? O que é planejamento estratégico? quando e onde se aplica? o PEE é só para grandes empresas e corporações?
1.3.- Esquema simplificado do PEE
1.4.- Análise interna: pontos forte e fracos – o que queremos?
1.5.- Análise externa: ameaças e oportunidades
1.6.- A concorrência e o meio ambiente (mercado fornecedor -insumos materiais /financeiros /mão-de-obra- e mercado consumidor -dife-renças geográficas e regionais, governo, restrições ambientais)
1.7.- Fatores Críticos de Sucesso (FCS’s)
1.8.- Missão
1.9.- Visão
1.10.- Objetivos: onde queremos chegar? quantificação do PEE
1.11.- Qual o período de tempo do PEE? como prever o futuro?!
1.12.- O plano estratégico
1.13.- O planejamento organizacional
1.14.- PEE para empresas novas no mercado e para aquelas já existen-tes: quais as diferenças (se é que existem!)?

2.- Metodologia de elaboração de PEE
Demonstração, passo-a-passo, do desenvolvimento do processo de PEE

2.1.- Orientação: diretrizes superiores, missão, vocação visão
2.2.- Diagnóstico: análise interna e externa, concorrência e ambiente
2.3.- Direção: estratégias e objetivos
2.4.- Viabilidade: balanço, fluxo de caixa, mutações, índices
2.5.- Operacional: ações, cronograma
2.6.- Viabilidade dos dados numéricos: fontes primárias  e secundárias
2.7.- Comparações com o mercado: índices setoriais e globais

3.- Implantação e controle (acompanhamento) de um plano estratégico
3.1.- Como implantar: top -> down? down -> up? preparação do terreno
3.2.- Os FCC’s na implantação
3.3.- Envolvimento e Comprometimento dos níveis organizacionais
3.4.- Instrumentos de controle
3.5.- Mudanças de cenários: reformatação / realimentação
3.6.- O “Gerente” (ou seja lá o nome que tenha) responsável pela implantação: interno? externo (Consultor)?

Todos os Facilitadores Enora possuem sólida formação acadêmica, experiência nas áreas de atuação, atualização contínua e formação no exterior. São especialistas selecionados com base em nossos valores (Proximidade, Humildade, Flexibilidade), com didática comprovada e com drive para geração de resultados.

Temos à disposição de sua equipe mais de um facilitador para este curso. A seleção do Facilitador é feita de acordo com a sua expertise no tema, alinhamento com o perfil da empresa e dos participantes, e sua disponibilidade de data, horário e local do evento.

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